Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Coordenadoria de Assuntos Estudantis (COAE)

CAMPANHA PRÉ CARNAVAL
TEMA: NÃO É NÃO

 

NÃO À DESIDRATAÇÃO E AO DESCUIDO COM A ALIMENTAÇÃO – Hidratação e Nutrição
Realizar as refeições mais importantes do dia, como o café da manhã, almoço e jantar, com uma alimentação equilibrada rica em carboidratos como pães integrais e tubérculos (Ex: macaxeira e batata doce) são cuidados importantes para garantir a folia com saúde e segurança alimentar.
A dica valiosa é consumir muita água e/ou sucos naturais e água de coco, para repor os líquidos perdidos devido ao calor e transpiração. O consumo excessivo de álcool e refrigerantes prejudicam a hidratação, além de serem ricos em açúcar.
Para quem estiver nos festejos de rua, é importante estar atento(a) aos riscos de intoxicação alimentar: ter atenção à limpeza do local, manipuladores e às condições físicas dos alimentos (como aparência, consistência e odor). Não esquecer de higienizar sempre as mãos antes de comer e evitar alimentos mal cozidos ou mal assados.

NÃO AO ASSÉDIO E À IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
Passadas de mão, beijos à força, puxões de cabelo e outras investidas sem consentimento não podem ser encaradas como algo natural, nem no carnaval. “Se você disse ‘não’, não importa o lugar que está nem o que veste. É seu direito! Não tem nada que justifique um homem insistir ou continuar sem o seu consentimento.
Esse tipo de comportamento que causa profundo constrangimento e desconforto às vítimas ainda são pouco percebidas como um tipo de violência e como tal deve ser denunciado através do Disque 180.
Dizer não ao assédio é não aceitar mais que mulheres sejam vistas como objetos sexuais passivos. É afirmar que mulheres podem e devem ter controle sobre seus corpos e sobre a própria sexualidade.

NÃO AO SEXO INSEGURO
O período de vivência da sexualidade é ampliada durante o período carnavalesco. Ficar atento (a) ao uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/aids e das hepatites virais B e C, além de evitar também uma gravidez indesejada ou fora de hora.

NÃO À VIOLÊNCIA
Adotar uma postura pacífica em todos os aspectos da vida, seja no âmbito pessoal, social ou político. A violência, seja ela física, verbal ou emocional, gera consequências negativas em todos os níveis da sociedade. Ela destrói vidas, cria conflitos e preconceitos na convivência entre as pessoas.
Por isso, é essencial promover uma cultura da paz, que valorize o diálogo, a tolerância, a empatia e a resolução de conflitos. A paz é uma responsabilidade de cada indivíduo e que é possível construir um mundo melhor, mais pacífico e mais justo.

NÃO À IMPRUDÊNCIA NAS ESTRADAS
Para muitos a oportunidade de pegar a estrada, no entanto, mesmo para quem não vai viajar longas distâncias é necessário ficar atento a algumas orientações, a fim de curtir esse período com responsabilidade e segurança. Por isso seguem alguns lembretes:
1. Se beber, não dirija: o efeito do álcool reduz a capacidade de reação do condutor, colocando em risco a segurança de todos. Seja consciente e evite riscos desnecessários;
2. Planeje suas viagens e, dentro do possível, procure rotas seguras e evite paradas em locais desertos e mal sinalizados;
3. Respeite o tempo de descanso e os sinais de seu corpo, caso não esteja bem, evite longas jornadas ou trajetos que exigem maior atenção;
4. Verifique as condições do seu veículo antes de utilizá-lo, nunca exceda a capacidade máxima de lotação e procure mantê-lo bem abastecido;
5. Obedeça a sinalização e a legislação de trânsito e não esqueça de utilizar os equipamentos de segurança (cinto, capacete…);
6. Caso utilize serviços como ônibus, táxis e transportes de aplicativos, busque serviços regularizados e compartilhe suas rotas com pessoas de sua confiança, que possam buscar ajuda, caso necessário.
7. Esteja atento às condições climáticas, isso garantirá maior prevenção de acidentes e melhor planejamento da rota.

1 de fevereiro de 2024. Visualizações: 94. Última modificação: 01/02/2024 19:00:08